bandeira (flag) bandeira (flag)

Glossário

Limiar: Um termo do Trabalho Processivo: a zona de fronteira, ou barreira, entre o Processo Primário e o Processo Secundário, uma zona de desconforto onde chegamos a ficar tontos e/ou onde outros sintomas corporais aparecem.

O novo paradigma do Trabalho Global (Worldwork) nos oferece uma série de novas perspectivas:

Caos: Conflitos e momentos de caos são respeitados dentro do processo grupal, porque estes podem rapidamente criar um senso de comunidade, bem como organizações mais sustentáveis e duradouras.

Aprendizagem: O Trabalho Global tem a expectativa de que o conflito seja o nosso mais excitante professor.

Fórum Aberto: é um encontro democrático, estruturado, frente a frente ou através do hiperespaço, no qual todos se sentem representados. Além disso, ele é facilitado de uma maneira profundamente democrática, ou seja, de maneira que os sentimentos e os sonhos mais profundos possam também ser expresso.

Processos: As mudanças na percepção, as variações de sinais experimentadas por um observador. A personalidade do observador determina que sinais serão captados, de quais terá consciência, e com quais se identificará.

Processos Primários: Aqueles com os quais nos identificamos, tudo o que acreditamos ser. Aquilo que gostamos e temos uma percepção consciente. Nossas intenções.

Processos Secundários: Aqueles que parecem não ter uma relação direta conosco. São vividos como coisas estranhas, distantes.

Sinais: Uma forma típica e poderosa de diferenciar os processos é pelos sinais pelos quais eles se revelam a nós. Os sinais podem ser diferenciados de acordo com o órgão do sentido que o capta.

Coração aberto / Disponibilidade: O Trabalho Global depende de um coração aberto ou entrega, a fim de sentar-se no fogo do conflito e não se queimar. O Trabalho Global usa o calor do fogo para criar comunidade.

Auto-conhecimento: O Trabalho Global dá ênfase ao reconhecimento de que nós mesmos somos parte de todos os conflitos em torno de nós. O Trabalho Global utiliza habilidades ligadas ao auto-conhecimento para que possamos  nos tornar parte da solução.

O Fator Desconhecido:
O Trabalho Global reconhece que a comunidade sustentável sempre foi baseada no respeito ao desconhecido.