bandeira (flag) bandeira (flag)

Prosseguem atividades da Semana Janus Internacional em Fortaleza

Nesta quarta-feira, 31 de julho, aconteceu o Seminário e encontro vivencial com o Ministério Público Estadual, mais uma etapa da programação da Semana Janus Internacional "Jovens em Conflito e Suas Realidades".

Além dos consultores convidados, David Jones e Midori Hirai, a mesa de abertura da atividade contou com a presença do Promotor de Justiça, Dr. Francisco Edson Landim e demais representantes da Procuradoria Geral de Justiça e da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará.

No meio do público presente havia conselheiros tutelares e mediadores comunitários, sendo que cerca de 20 vieram especialmente de Sobral, na região norte do Ceará.

Entre estes, se destacou a cabeleira branca de D. Irene Pirapora, mediadora comunitária no bairro Pirambu, em Fortaleza. Ela afirmou que: "Um mediador comunitário precisa ter a força da verdade e não julgar ninguém, para conseguir fazer com que os que estão envolvidos em um conflito possam conversar até solucionarem suas brigas e dificuldades."

Um misto de performance e dinâmica cultural no início do encontro propiciou uma intensa interação do público com os palestrantes. Midori destacou a necessidade da consciência do conflito para o sucesso do trabalho de mediação.

David falou sobre suas experiências profissionais. Ele também abordou a importância de mediadores(as) serem capazes de lidar com preconceitos sociais arraigados.

Como se pode ver, os cabelos brancos de D. Irene tinham razão.

---

À tarde, a convite da juíza Maria das Graças Quental, a diretoria do Instituto Janus, acompanhada dos consultores, foi conhecer a Fábrica Escola, um projeto que trabalha com familiares e com a profissionalização de presos, visando sua ressocialização. Leia a notícia completa sobre esta atividade no site do Tribunal de Justiça do Ceará.

---

No dia 1 de agosto, quinta-feira, as atividades da Semana prosseguiram com programação destinada a convidados da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS, do Governo do Ceará.

O evento contou com a presença dos dirigentes do órgão Paulo Neiva, Ana Cruz e Sebastião Araújo e começou com um pouco de dinâmica cultural para preparar o espírito dos mais de 130 presentes que lotavam o auditório.

Midori Hirai apresentou uma explicação sobre conceitos básicos do Trabalho Processivo e com o apoio de David Jones, realizaram um exercício com movimento acerca dos processos primário, secundário e limiar, que contou com a participação ativa do público presente.

---

Nesta sexta-feira, 2 de agosto, está prevista uma reunião com apoiadores e convidados para o encerramento da Semana Janus Internacional.

curiosidade

sou estudante de psicologia achei ,muito interessante esse trabalho alias essa iniciativa na humanização.nesse interesse em resgatas o individuo a parti da sua raiz e seu princípios,que foram colocados de maneira imposta,trazendo esse a sua realidade, singular... muito bom parabens

Disponibilidade

Obrigado Geangela,
Fique à vontade para nos ligar, marcar uma visita ou perguntar, caso tenha alguma curiosidade, ok?
Um abraço
Raul

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.