bandeira (flag) bandeira (flag)

Golpe no Brasil! O que a Grécia pode nos ensinar?

Fiquei muito satisfeito quando recebi (21/07/16) o reconhecimento de Lily Vassiliou, uma Diplomada em Trabalho Processivo da Grécia, de minha visão compartilhada sobre a “tentativa” (pelo menos em 15/04/16) do golpe de estado no Brasil.

Psicologia e política!?

Acredito que, não só no Brasil, as pessoas estranham, ou se incomodam, quando um psicólogo ou uma organização não-governamental, como o Instituto Janus "se intromete" na política.

Então, é bom ir logo informando a você leitor(a), que nós através do Instituto Janus prestamos há mais de dois anos consultoria, tipo coach, à equipe polica de um vereador de Fortaleza. Neste trabalho enfrentamos a cada encontro o desafio de equilibrar a paixão com a razão.

Arnold Mindell

Nosso amigo Arny, criador do Trabalho Processivo, saiu desse impasse quando escreveu seus livros o 'Ano I' e depois 'Sentando-se no Fogo' (Sitting in the Fire), respectivamente em 1990 e 1995. O primeiro já publicado no Brasil em 1993!

Neste último, Mindell criou a metodologia do Trabalho Global ou a "utilização criativa de conflitos" (Sitting in the Fire, p.12) e diz que " Política e psicologia são casadas, como se diz, para o melhor ou o pior." (idem, p. 38)

E aponta então uma solução que integra os níveis micro e macro, o local e o global, afirmando que "cada vez que você trabalha para se libertar de um senso de opressão interna, você começa a transformar as culturas nas quais você vive." (idem, p. 38)

Integrar os níveis micro e macro! Como?

Vejam meu exemplo: Ao nível macro, ou global, recebi um email da Grécia sobre como é vista a situação no Brasil. No nível micro, ou local, um participante de um Fórum Aberto sobre política, que facilitei em abril, me encontra na rua e fala animado sobre aquele fórum, dizendo que sim, participará de um próximo se for convidado!

Diante disso, eu que já tinha agendado um outro Fórum Aberto, sobre a situação política local e global (para o terceiro domingo de Agosto, 2016), sou novamente surpreendido ao receber antecipadamente resposta, de outra amiga da Grécia, Vassiliki, a uma pergunta que eu ainda nem tinha enviado.

Eu iria perguntar como foi a experiência dela, como membro do Parlamento grego, eleita que foi por um partido de esquerda radical, e sou informado de um curso sobre Política e Psicologia (antecipado por um Fórum Aberto gratuito), que será ministrado por ela em Setembro no Process Work Institute!

Quero aqui chamar a sua atenção, caro(a) leitor(a), para estas "coincidências" e aparentes interatividades entre o local e o global ou entre o micro e o macro, e informar a você que, para o Trabalho Processivo, assim como para a Física Quântica, estas "sincronicidades" são fenômenos absolutamente naturais e científicos! Inclusive já estudados pelo psicólogo Carl Gustav Jung desde meados do século passado.

Portanto, temos aqui duas ajudas da Grécia para o Brasil: para aqueles fluentes em inglês, o curso de Vassiliki Katrivanou

e... para a grande maioria, a mensagem de Lily Vassiliou, traduzida a seguir:

...

Atenas, Grécia 08 de junho de 2016

Olá querido Raul,

...

Obrigada por dedicar seu tempo para escrever e informar à nossa comunidade internacional o que está acontecendo no Brasil. Aqui na Grécia, eu e muitos de nós, estamos acompanhando o que está acontecendo aí. O golpe que você descreve acima já aconteceu. É inacreditável a que ponto chegou o estado da "democracia" em nossos dias.

Eu só posso oferecer uma perspectiva maior, que se ganha ao pensar no tempo em que vivemos, a partir da perspectiva de nossa existência como seres humanos neste planeta. Ver as coisas desta enorme distância ajuda a saber que as coisas vão mudar... (mas) A mudança é lenta...

Para mim, o afastamento de sua Presidenta está sendo equivalente à chantagem financeira sobre a Grécia em Julho passado (2015), que foi cometida de forma tão aberta que muitos, na imprensa internacional, chamaram de golpe de Estado, como chamam agora no Brasil .

A única coisa "boa" que eu consigo ver, é: como tudo está tão transparente! Todo mundo percebe e diz: "o rei está nu!" É tão evidente o que está acontecendo em nosso mundo ...

Isso por si só já é uma mudança... Não nos ajuda com a situação dolorosa que temos de enfrentar na realidade, mas para mim, dá alguma esperança e me ajuda a continuar a fazer o que posso, ao nível micro, para mudar as coisas...

Abraços calorosos de Atenas,

Lily Vassiliou

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.