Eventos Internacionais

Arnold e Amy Mindell

Bogotá, Colômbia 11 e 12 de abril de 2015

CONFERÊNCIA E OFICINA

ARTE & CIÊNCIA Unidos para facilitar conflitos no pessoal, nas relações, nas organizações e no mundo

 

Os diretores Raul Monteiro e Luiza Helena Frota viajaram à Bogotá, na Colômbia para assistirem à Conferência / Oficina com Arnold e Amy Mindell, PhDs e criadores do Trabalho Processivo (Process Work). O evento ocorreu nos dias 11 e 12 de abril, na Pontificia Universidad Javeriana. 
 
Carol Zahner, organizadora do evento, propõe o seguinte: "O que aconteceria se ao mesmo tempo em que resolve seus conflitos pessoais, resolvesse também os conflitos da sua organização, do seu país e até do mundo?" O convite dela é para conhecer e praticar uma metodologia que une a CIÊNCIA com a ARTE para tornar mais efetivas as intervenções em assessoria, consultoria organizacional e facilitação grupal.
 
Para saber mais sobre o evento acesse: http://www.processwork-latinoamerica.com/
 
O objetivo da viagem é também permitir contatos e intercâmbio com outras experiências de trabalho semelhantes na América Latina. O Instituto Janus é referência da Psicologia Orientada pelo Processo no Brasil.
 
 

Midori Hirai (Japão) e David Jones (EUA)

Fortaleza-CE, Brasil 29 de julho a 2 de agosto de 2013

CONFERÊNCIAS COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

SEMANA JANUS INTERNACIONAL - Jovens em Conflito e suas Realidades

 

 

Três Seminários, com entrada franca, dos quais dois com tradução simultânea. Encontros vivenciais com adolescentes e apoiadores. Todas as atividades com participação de Consultores Internacionais: Midori Hirai (Tóquio, Japão) Mestra em Psicologia Orientada pelo Processo sobre Resolução de Conflitos e Mudança Organizacional e David Jones (Portland-OR, EUA) Comunicador, Terapeuta Clínico e Mestre em Resolução de Conflito, PhD (abd) em Mediação.

Um dos Seminários aconteceu em 29 de julho de 2013, em auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, com um público presencial de mais de 300 participantes, além da audiência que assistiu a transmissão ao vivo pela internet.

Objetivos

Promover a troca de saberes e experiências internacionais e locais, apresentar metodologias de resolução de conflitos e ressocialização de adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade e cumprindo medidas socioeducativas

Parceiros

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, Siloam International, Academia Estadual de Segurança Pùblica do Ceará – AESP|CE, Estação da Luz, Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim – MSMCBJ, Monteplan Engenharia – Fortaleza, Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará – ESMP, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social – ADES, Terre des Hommes – Lausanne, Desarma Brasil, Bom Jardim TV

Resultados

A mesa de abertura foi coordenada pela presidenta do Instituto Janus, Luiza Helena Frota e teve a presença de Francisco Edson de Sousa Landim (ESMP) e Sebastião Lopes Araujo (STDS), entre outras autoridades. Em seguida foram apresentados, pelo diretor do Instituto, Duda Quadros, os objetivos e a prestação de contas do Seminário. Duda, que também atuou como mestre de cerimônias, entoou e fez o público cantar canções tradicionais brasileiras, para todo mundo "entrar no clima".

Demonstração de metodologia para adolescentes e comunidades em situação de vulnerabilidade social, usuários, profissionais e envolvidos com a saúde mental, com as medidas socioeducativas e com as garantias de direitos das crianças e adolescentes, parceiros da iniciativa privada, do Ministério Público e de organizações de projetos sociais, bem como interessados em geral 

Visitas a estabelecimentos que atuam com jovens marcam segundo dia de atividades da Semana Janus Internacional 

 Público alcancado: 650 participantes em 3 Seminários e encontros presenciais com 30 adolescentes em situação de risco e 10 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em regime fechado no Centro de Educação Dom Bosco, obtendo uma transformação do clima interno. Troca de experiências com corpo técnico de órgãos que cuidam de adolescentes. Divulgação no site e em redes sociais. Registro em fotos e vídeo dos eventos e depoimentos de participantes