História

O Instituto

O Instituto Janus quer despertar a consciência de cada pessoa para o cuidado consigo mesmo e com o planeta, de maneira integrada e global

O Instituto Janus acredita no papel que cada indivíduo pode assumir, em sua comunidade e/ou local de trabalho, como um agente responsável e transformador do ambiente em que vive.

O Instituto

O Janus - Instituto de Consciência Global e Ecologia Social, é uma entidade que atua no segmento do terceiro setor desde 1999, sendo a instituição pioneira no Ceará na utilização do Trabalho Processivo*, que pode ser sintetizado como a arte, a ciência e a sabedoria de seguir a natureza interior e exterior, para, entre outros objetivos, facilitar a resolução de conflitos.

O Trabalho Processivo é uma visão de mundo com vários métodos de conscientização acerca de si mesmo e do mundo que o cerca, para assumir a responsabilidade do diálogo e para tomar decisões e atitudes sobre isso.

O Janus atua num campo amplo de superação de conflitos, mudanças organizacionais e intervenções no ambiente institucional, visando tornar o clima de trabalho mais produtivo, criativo, saudável e, portanto, sustentável.

*Trabalho Processivo (Process Work) ou Psicologia Orientada pelo Processo, criação do físico e psicólogo Arnold Mindell, PhD.

Janus

O nome Janus é originário da Mitologia Latina, representado com duas ou quatro faces, simbolizando as dualidades e as tensões da vida. Considerado o Deus dos portões, Janus figurava como o responsável por abrir as portas do ano que se inicia.