Conflito: o maior dos conflitos!

    Atualizado em 28/06/2021                          

Uma das dificuldades                
              Umas das dificuldades que temos enfrentado em todos estes 23 anos do Instituto Janus é devido ao nosso foco em processar conflitos como etapa de sustentabilidade do clima em grupos e organizações. E que dificuldade é esta?
              Ninguém quer saber de conflito! Todos querem a paz! E... com isto ignoram o conflito, e ... com isto o empurram para debaixo do tapete, para o inconsciente, onde ele vai agir como uma danosa bactéria, gerando os mais preocupantes e "inesperados" sintomas. 
Arnold Mindell em seu livro The Deep Democracy of Open Forums (A Democracia Profunda dos Fóruns Abertos - em tradução) afirma que o maior conflito do mundo é o conflito contra o conflito! 
Daí a nossa dificuldade. Todos adoram uma rosa, sentir seu perfume, mas ninguém se lembra ("está consciente") de que é necessário um bom adubo orgânico para produzir ("processar") aquela rosa. Muito menos consciente de que para produzir aquele adubo é necessário lixo orgânico ou excremento animal, ou seja, processar o que há de mais repugnante em nossa cultura ocidental, tão limpa e asséptica.
Será que dá para perceber a nossa analogia?
E não se ofenda com a pergunta, não! Nós todos esquecemos do que sabemos, até mesmo dos nossos princípios (!) quando entramos nos estados alterados de consciência que um "bom" conflito nos proporciona.
Perceberam também a nossa dificuldade?
Com um bom "treino" em superação, mediação, administração, etc. de conflitos aprendemos a "ver" intuitivamente uma oportunidade ("uma bela rosa") quando vemos um conflito ("um excremento que pode me dar náuseas"). O que, para o "mal" ou para o "bem", não é ainda uma "visão" compartilhadas por muitos.
Você também é intuitiva? Enxerga oportunidades (atratores), onde a maioria só vê o caos?
Saiba que o mundo precisa muito de você. Acredito que você também saiba que somente ver não basta. Transformar excrementos em adubo requer uma técnica chamada compostagem, ou outra. Transformar conflitos em algo útil requer uma metodologia e uma atitude. Uma não funciona bem sem a  outra. A metodologia que compartilhamos no Instituto Janus chama-se Trabalho Global - Worldwork e se baseia no Trabalho Processivo - Process Work. Já a atitude mais adequada para a aplicação desta técnica chama-se Democracia Profunda - Deep Democracy criações do físico e psicólogo Arnold Mindell, PhD.
Interessad@ em participar do Instituto Janus? Saiba mais aqui.
Interessad@ em saber mais sobre o Trabalho Processivo? Então veja aqui.


Raul Monteiro  - Psicológo  

Compartilhe no Google Plus

About JANUS

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.